Pesquisadores estudam se chimpanzés creem em Deus

Um vídeo gravado na África Ocidental mostra chimpanzés engajados em um comportamento social incomum: os animais batem e atiram pedras contra árvores, levando-as, posteriormente, para uma pilha de pedras. Cientistas acreditam que as ações filmadas são rituais e podem ser o início da construção de um santuário ou cemitério. De acordo com os pesquisadores, as ações com as pedras lembram o comportamento de indígenas do Oeste Africano, que também recolhem pedras em árvores sagradas.

Em um artigo, a cientista Laura Kehoe escreveu: “nada como isso tinha sido visto antes, esse comportamento me deu arrepios”. Segundo ela, a descoberta pode dar algumas pistas sobre como os rituais sagrados da humanidade começaram e pode sugerir a crença dos animais em uma divindade. “Marcação caminhos e territórios com placas de sinalização, tais como pilhas de rochas são um passo importante na história da humanidade”, comentou.

Ao jornal britânico The Independent, a pesquisadora garante que este tipo de comportamento, além de inédito, representa uma grande conquista em termos de documentação. “Esse é a primeira gravação de observações repetidas em relação aos mesmos chimpanzés exibindo o uso de pedras enquanto ferramentas aplicadas em contexto diferente da extração (para fins de alimentação) e parece que eles estavam mirando nas árvores”, descreve.