Canibalismo pré-histórico era ritual social, aponta pesquisa

Wikimedia/Reprodução

Um novo estudo sugere que as causas do canibalismo pré-histórico estavam mais relacionados a razões sociais do que a necessidade de comer. Várias indicações de canibalismo foram encontrados em locais pré-históricos e revelaram que hominídeos comiam uns aos outros ocasionalmente.

Essas evidências trouxeram a tona o debate de quão comum o canibalismo era e até que ponto ele era causado apenas pela necessidade de nutrição. Os locais estudados têm provas de um ritual de matança, o que indica algo muito além de apenas fome. Os valores nutricionais encontrados nos homens da época não indicavam nenhum nível alto, e isso fortalece a ideia de o canibalismo não estar ligado a nutrição, pois a carne humana é pobre em nutrientes, se comparada a carne de animais.

Paul Pettitt, professor de arqueologia da Universidade de Durham, chamou atenção para o fato de que primatas, como chimpanzés, também mostravam sinais de comer um aos outros. “Esse comportamento vem de um ritual comportamental, é um ato inconsciente que derivou de atividades grupais envolvendo o consumo de carne”, ele explicou ao jornal britânico Daily Mail. “Em algum momento da evolução humana, esse comportamento passou de rituais comportamentais para comportamento ritualizado e as evidências apontam para algo que não é exclusivamente uma questão de sobrevivência.”

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: