Treino intenso e rápido equivale a exercícios moderados por mais tempo

Um novo estudo realizado na Universidade McMaster, no Canadá, revelou que um minuto de exercícios intensos têm os mesmos efeitos fisiológicos que 45 minutos de treinos realizados em níveis moderados. Para a pesquisa foram recrutados 25 homens jovens que estavam “fora de forma”. Condição aeróbica, eficiência muscular e sensibilidade à insulina foram medidas.

Eles foram divididos em três grupos: o primeiro consistia em manter a rotina atual de exercícios (praticamente inexistente). O segundo conjunto precisou fazer treinos de resistência com aquecimento num período de dois minutos em uma bicicleta, seguido de 45 minutos. O último grupo participou de um treinamento de intervalo, que está classificado na categoria HIIT (High Intensity Inrerval Training) ou seja, um treino de intervalo de alta intensidade.

“Três minutos de exercícios intensos dentro de um compromisso de tempo total de 30 minutos por semana é tão eficaz quanto 150 minutos por semana de intensidade moderada e de forma contínua”, afirmam os pesquisadores. Entretanto, eles acrescentam que este tipo de intervalo de treinamento requer um alto nível de motivação, o que não se aplica a todos.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: