Peludo e de sobrancelhas laranjas, T-rex é bem diferente do que pensamos

BBC2 / Reprodução

Especialistas em paleontologia revelaram que o assustador Tiranossauro rex pode não ter uma aparência tão assustadora quanto a pintada por filmes e reproduções até então. Evidências recentes garantem que além de não rosnar, o animal era coberto por penas nas costas e na cabeça. Análises de fósseis constataram, também, que a espécie tinha uma marca laranja ao redor das sobrancelhas, o que trazia semelhanças ainda maiores com pássaros do que com répteis.

A professora da Universidade do Texas, Julia Clarke, foi uma das convidadas a falar sobre o tema para um documentário do canal britânico BBC2. Segundo ela, a análise microscópica de um pedaço de pele fossilizada detectou traços de melanina e marcas características de penas. “Elas podem variar em uma paleta de preto, marrom e talvez tons mais claros de cinza”, afirmou a especialista em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.

Outro cientista convidado a falar foi o paleontólogo da Universidade de Ohio, Dr Larry Witmer, responsável por uma pesquisa com a análise do sistema auditivo do animal. Ele constatou que os ouvidos de tiranossauros eram extremamente sensíveis a ondas sonoras de baixa frequência, fazendo com que eles conseguissem se comunicar por sons baixos, quase inaudíveis (outro fator ligado aos pássaros).

Alguns fatores sobre o animal, porém, não mudaram das pesquisas desenvolvidas há anos atrás: a altura média dele, cerca de 12 metros (equivalente a um prédio de quatro andares), a potência dos dentes, que “podiam literalmente explodir os ossos da presa”, e os característicos braços curtos continuam comprovadamente mantendo a lendária imagem de bicho assustador.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: