Parasita presente em gatos potencializa a TPM, diz estudo

Pexels/Reprodução

Os graves sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual) que as mulheres encaram todos os meses podem ser potencializados por um parasita transportado pelos gatos, sendo pesquisa. Os cientistas analisaram que existe uma maior probabilidade das mulheres que possuem sintomas extremos durante essa período, como fúria e depressão, possuírem o Toxoplasma Gondii na corrente sanguínea.

O Toxoplasma Gondii é um parasita unicelular minúsculo, comumente encontrado nas fezes dos gatos, assim como em carne crua. Pesquisadores da Juarez University Of Durango State, México, estudaram 151 mulheres com Transtorno Disfórico Pré Menstrual (TDPM) e colheu amostras de sangue para olhar para os sinais do parasita. Dez das amostras carregavam o organismo. Ao relacionar as amostras, descobriram que as mulheres infectadas eram nove vezes mais propensas a estar fora do controle ou sobrecarregadas.

De acordo com o NHS Choices website, uma a cada três pessoas será infectada com o parasita Toxoplasma Gondii em algum momento mesmo que não sejamos capazes de notar qualquer sintoma. Nos últimos anos, estudos têm ligado o parasita á doenças psiquiátricas. Uma vez dentro do corpo, o organismo pode viajar para o cérebro, interferindo em todo o sistema.

O parasita já havia sido associado á ansiedade, agressividade e até esquizofrenia nos seres humanos. Até então, a TDPM só estava relacionada a uma complexa interação entre hormônios e susceptibilidade genética. No entanto, esse período que abrange uma depressão persistente, fúria, baixa auto-estima e até pensamentos suicidas, pode, enfim, estar relacionado com os gatos. As informações são do portal Daily Mail.

Outro estudo nos Estados Unidos, divulgado em janeiro de 2017, também falava sobre as causas da Tensão Disfórica Pré Menstrual. O pesquisador Peter Schmidt falou sobre a evidência de que a TDPM seria um distúrbio e uma resposta celular ao estrogênio e a progesterona.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: