Para combater aquecimento global, indiano cria montanhas de gelo

Pinterest / Reprodução

Para tentar amenizar os efeitos do aquecimento global na região de Ladakh, ao norte da Índia, um homem teve a ideia de construir montanhas de gelo para ajudar as pessoas que dependem de água para plantações e outros tipos e consumo, já que o local sofre com escassez de chuvas. O engenheiro indiano Sonam Wangchuk traz a simples proposta de coletar a água que escorre dessas montanhas de gelo após o derretimento da neve. Essa água, que normalmente seria desperdiçada e inutilizada, será armazenada até a chegada da primavera, quando os fazendeiros mais necessitam para irrigar as plantações. O armazenamento da água não necessita de energia. Com um cano, colocado a 60m do chão, no topo da montanha, a água escorre para um recipiente. Em um experimento, foram armazenados 150 mil litros de água, suficiente para consumo extra ao longo de dois meses na região.

“Uma vez, eu vi um pouco de gelo debaixo de uma ponte e entendi que é o sol que faz essa neve derreter e não qualquer problema ambiental. Então, notei que este gelo pode durar bastante tempo, mesmo em lugares com altas temperaturas e altitudes. O fato de o local de armazenamento ter o formato de um cone é um dos grandes diferenciais. Esta é uma forma muito mais fácil de fazer a coleta porque qualquer gotejamento naturalmente forma um cone. Além disso, ele acaba tendo uma área de exposição ao sol menor, o que faz com que o gelo derreta mais devagar”, explicou o engenheiro ao CNN.

Para ver se o projeto se adapta a outros lugares do planeta, o próximo teste será feito no Peru. Caso funcione, Sonam diz que o projeto poderá provocar mais mudanças, como por exemplo, a chance de fazer árvores crescerem no deserto. Para ajudar no crescimento do projeto das montanhas de gelo, ele criou um crowdfunding com o qual pretende arrecadar 125 mil dólares (R$ 390 mil) para realizar mais projetos em larga escala.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: