Pai cria braço biônico para filho após complicações no parto

Business Wire/Reprodução

Ao nascer, o garoto Sol teve que ter seu braço amputado. Os médicos disseram aos pais de primeira viagem que levaria um ano para que o bebê recebesse uma prótese e mais três anos para que ele recebesse uma que se mexe. Assim, o pai de Sol, Ben Ryan, decidiu que ele mesmo criaria um braço biônico para o filho.

Ben largou seu emprego como professor de psicologia para trabalhar no protótipo. Aprendeu como fazer designs e modelos usando scanners e uma impressora 3D. Usando o movimento de aranhas como inspiração, ele criou um fluido simples que é “amassado” pelo osso do braço de Sol. O fluido desce por um cano que opera o mecanismo que abre e fecha os dedos. Não é necessária nenhuma bateria, o braço é todo construído em plástico.

A mãe de Sol, Kate Smith, teve complicações no parto. Sol nasceu em março de 2015 com o braço por cima da cabeça, o que causou o desenvolvimento de um coágulo de sangue no cotovelo do bebê, causando a necessidade de amputação. “Encorajamos Sol a usar os dois braços durante esse período de desenvolvimento cerebral, assim acreditamos que ele será capaz de adotar outras próteses mais tarde”, disse Ben Ryan ao site de notícias britânico Daily Mail. Hoje, Ben tem sua própria firma, onde se concentra na criação de próteses em tempo integral.

Business Wire/Reprodução

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: