Os 9 prédios mais impressionantes previstos para 2016

De estruturas verdes a designs verticais, a lista, divulgada pela CNN, inclui projetos arquitetônicos impressionantes ao redor do mundo

 

9. Expansão do Tate Modern (Londres)
O museu de arte contemporânea britânica teve uma nova parte desenhada por Herzog e deMeuron numa proposta de modernizar o prédio anterior, dos anos 1950.

Herzog & de Meuron/Reprodução

8. Museu de Arte Latino-americana (Miami)
Em homenagem à grande comunidade latina da Flórida e estimular a arte local, uma estrutura gigante foi desenhada por Fernando Romero, com terraços abertos que se sobrepõem.

FR-EE/Reprodução

7. Museu Nacional de História e Cultura Afroamericana (Washington)
O prédio recoberto por bronze faz alusão ao trabalho de ex-escravos que ganharam a liberdade no sul dos EUA. O projeto é do tanzanês David Adjaye.

David Adjaye Associates/Reprodução

6. Centro de Artes Performáticas OMA (Taipei)
O projeto de Rem Koolhaus e David Gianotten consiste numa grande orbe sustentada por uma moldura esquelética.

OMA/Reprodução

5. Hub do World Trade Center (Nova York)
Depois de 12 anos, a estação projetada por Santiago Calatrava deve ser inaugurada em 2016. O projeto faz referência a asas suportadas por colunas de luzes.

Santiago Callatrava/Reprodução

4. Louvre Abu Dhabi (Abu Dhabi)
O arquiteto francês Jean Nouvel concebeu um prédio com teto em aço para criar a ilusão de uma chuva de luzes para quem anda dentro dele.

Louvre Abu Dhabi/Reprodução

3. Ping An Financial Center (Shenzhen)
O prédio de 100 andares será o mais alto de Shenzhen, na China, e o quarto maior do mundo. É considerada uma estrutura verde, por certificações internacionais, e foi concebida pelo escritório Kohn Pedersen Fox Associates.

Kohn Pedersen Fox Associates/Reprodução

2. Torre Tao Zhu Yin Yan (Taipei)
O prédio de Taipei foi concebido pelo arquiteto Vincent Callebaut e também é conhecido como Agora Garden. Ele será uma das estruturas mais ecologicamente corretas, com direito a reciclagem do lixo, reúso de água, uso de energia solar e jardins e uma mini-floresta que dividirá espaço com os moradores.

Foster + Partners/Reprodução

1. Museu Nacional de Zayed (Abu Dhabi)
O museu dedicado à história e à cultura dos Emirados Árabes foi inspirado nas asas de pássaros e projetado pelo arquiteto Norman Foster, da Foster+Partners.

Vincent Callebaut/Cortesia