Orca tenta se matar em parque dos Estados Unidos

Dolphins Project/Reprodução

Um vídeo feito por uma associação protetora de animais flagrou uma baleia tentando matar a si mesma após uma apresentação no Loro Parque, uma das atrações do SeaWorld, na Flórida (EUA). O momento mostrando o animal estático fora d’água, enquanto turistas se retiravam do parque, foi filmado por mais de dez minutos. Alguns dos turistas até pararam para tirar selfie com o animal.

A orca, batizada como Morgan, vive com outras cinco baleias no parque e, há semanas, foi flagrada batendo a própria cabeça contra um portão de metal para tentar escapar da piscina. Em declaração ao tabloide britânico The Sun, a ativista do direito dos animais Helene Hesselager O’Barry analisou a situação. “Esse vídeo mostra a quantidade de stress e crueldade imposta em orcas como um resultado do confinamento delas em espaços tão pequenos”, explicou.

Em nota ao tabloide, o SeaWorld afirmou que “O vídeo era uma nova tentativa de manipulação, através do exagero e dramatização, de uma situação completamente normal e que não fornece nenhum risco aos animais”.

Apesar da afirmação do parque, e das baleias realmente serem mamíferos que conseguem passar tempo sem respirar fora d’água, especialistas afirmam que a ação de ficar na terra é extremamente arriscada para o animal, já que o peso do seu corpo, que é sustentado com facilidade na água, pode esmagar seus órgãos internos e músculos graças à gravidade.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: