Cientistas acreditam que Monte Everest pode ter mudado de tamanho

Wikipedia/Reprodução

O Monte Everest, no Nepal, pode ter mudado de tamanho, de acordo com a supervisora geral da central de mapeamento da India, Swarna Subba Rao. O motivo ainda não é confirmado, mas o terremoto ocorrido no Nepal em abril de 2015 (tremor de magnitude 7,8) pode ter sido forte o suficiente para causar uma mudança no tamanho do monte.

Uma expedição será enviada ao ponto mais alto da Terra, o monte Everest, para checar se o monte perdeu ou ganhou um pouco de altura. Essa mudança também poderia ser consequência de uma atividade tectônica recente no local. “Não sabemos o que aconteceu, não há confirmação ainda. Alguns cientistas acreditam que o monte diminuiu, mas outros pensam que cresceu”, disse Swarna Subba Rao, de acordo com o site de curiosidades científicas IFLS.

Para fazer a checagem, medidas de GPS e uma cartografia detalhada serão estudadas pelos próximos meses antes do resultado final ser declarado. Atualmente, acredita-se que o monte Everest tem 8,848 metros acima do nível do mar. A mudança, seja para mais ou para menos, será de apenas alguns centímetros.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: