Novo tratamento com laser e bactéria cura 49% dos casos de câncer de próstata

BrunchNews.com/Reprodução

Por meio do uso de laser e bactéria, um tratamento inovador dá esperança às pessoas que sofrem com o câncer de próstata. Desenvolvido pelo Instituto Weizmann de Ciências, em Israel, em conjunto com a empresa Steba Biotech, o tratamento é considerado um avanço significativo no combate à doença.

De acordo com informações da BBC Brasil, a nova abordagem já foi utilizada em vários países da Europa. Ela consiste em lasers e uma droga feita com bactérias marinhas para a eliminação de tumores. O grande trunfo do novo tratamento é a ausência de efeitos colaterais de outros tratamentos. Em testes realizados com 413 pacientes, 49% deles não apresentou vestígios da doença após o tratamento. Apenas 6% deles precisaram ter a próstata removida posteriormente, em comparação ao percentual de 30% dos pacientes submetidos aos tratamentos convencionais.

Atualmente, as terapias mais utilizadas, envolvendo cirurgia e radioterapia, geram disfunção erétil em quase 90% dos pacientes e incontinência urinária a 20% deles. “O novo tratamento muda tudo”, afirmou Mark Emberton, médico responsável pelos testes da nova terapia, no University College, em Londres.

Os testes ocorreram há dois anos, mas somente agora, pacientes podem, de fato, ter a noção da sua eficácia. “Sinto-me extremamente afortunado por ter sido aceito no programa de testes. Sinto que poderei passar o resto da minha vida sem preocupações”, contou Gerald Capon à BBC. Por ano, a ocorrência de câncer de próstata atinge 61,2 mil homens.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: