Nascem primeiros primatas clonados em mesma técnica da ovelha Dolly

Chinese Academy of Sciences/Divulgação

Os dois primeiros macacos clonados com o mesmo método da ovelha Dolly nasceram na China, divulgou a revista científica Cell em 24 de janeiro de 2018. Os macacos idênticos de cauda longa, Zhong Zhong e Hua Hua, nasceram há seis e oitos semanas, respectivamente, no Instituto de Neurociências da Academias Chinesa de Ciências, em Xangai.

macacos clonados china 2

Chinese Academy of Sciences/Divulgação

Os cientistas, liderados pelo Dr Qiang Sun, esperam que esses macacos geneticamente uniformes os ajudem em pesquisas revolucionárias sobre doenças humanas, como doenças genéticas ou imunitárias, cancro e distúrbios metabólicos, assim como testar a eficácia de medicamentos para estas patologias antes de seu uso clínico.”Os benefícios desse experimento é claro. Um primata que pode ser gerado com um histórico genético conhecido e uniforme é útil no entendimento e tratamento de doença humanas, principalmente naquelas com um elemento genético”, afirma Dr Sun ao jornal britânico Daily Mail. Porém, a possibilidade de clonar macacos será vista como uma aproximação da possibilidade de clonar seres humanos.

Zhong Zhong e Hua Hua não são os primeiros primatas a serem clonados, o primeiro foi Tetra, de outra espécie, que nasceu em 1999, através de outro método, considerado mais simples, o da divisão embrionária. Porém, foram os primeiros a serem clonados através da transferência nuclear de células somáticas. Método utilizado na ovelha Dolly, que, em 1996, se tornou o primeiro mamífero a ser clonado a partir do material genético (ADN) de uma ovelha adulta.

Os primatas resultaram de uma célula diferenciadora em estado embrionário, o fibroblasto, que existe no tecido conjuntivo, ao contrário da ovelha Dolly, que foi clonada a partir do ADN de células diferenciadoras de uma ovelha mais velha. Durante a experiência também foram usadas células adultas, mas os macacos clonados não sobreviveram mais que algumas horas. “Tentamos diversos métodos, mas apenas um funcionou. Teve muito fracasso antes de obtermos sucesso”, relata Dr Sun. O laboratório chinês promete mais primatas clonados em breve.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: