Nascem primeiros cãezinhos gêmeos idênticos do mundo

BBC/Twitter/Kurt de Cramer

Cullen e Romulus não são apenas cães fofinhos. Eles são os primeiros cães irmãos gêmeos idênticos registrados no mundo. Eles nasceram em uma clínica veterinária na África do Sul, em uma cesariana.

No procedimento, o veterinário Kurt de Cramer encontrou dois fetos da raça Lébrel Irlandês ligados por cordões umbilicais na mesma placenta, ou seja, gêmeos monozigóticos. “Quando eu percebi que os filhotes eram do mesmo gênero e que eles tinham marcas iguais, eu imediatamente suspeite que eles poderiam ser gêmeos idênticos”, disse de Cramer em entrevista a BBC. No mesmo parto, outros cinco filhotes nasceram, cada um com sua placenta.

 

Samantha Oltman/Twitter

 

Como foi o seu primeiro parto com esse ocorrido, em 26 anos de carreira, o veterinário começou a contatar especialistas para saber se o nascimento de gêmeos idênticos entre cães era tão raro quanto lhe parecia. Especialista da Universidade de Pretoria, na África do Sul, e de universidades australianas. Pós testes, ficou comprovado que os cãezinhos eram idênticos em todos os aspectos.

Quando os cachorros completaram 6 semanas de vida, a equipe tirou novas amostras de DNA e de sangue, que confirmaram as identidades completamente iguais. Isso não significa que os cães são os únicos gêmeos idênticos do mundo, mas são os primeiros a serem catalogados dessa forma, pelo fato do parto ter sido realizado por um veterinário. “Os donos notariam que haveria uma placenta a menos que o número de filhotes, mas as cadelas normalmente comem placentas, então não iriam perceber que se tratava de gêmeos monozigóticos”, contou o veterinário.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: