Nasa procura por vida extraterrestre em planeta fora da órbita do sol

Wikimedia Commons/Reprodução

Cientistas da Agência Espacial Americana, a NASA, pretendem explorar um exoplaneta – planeta que não orbita o sol – atrás de vida alienígena. O planeta poder ser um dos três que se encontram em orbita da estrela Wolf 1061. A estrela está localizada a 14 anos-luz da terra, uma distância relativamente curta em uma escala astronômica. Ele poderá ser um dos alvos do telescópio espacial James Webb, que será lançado em 2018, a aproximadamente 1,6 milhões de Km da Terra.

A busca será realizada nos planetas em órbita da Wolf 1061 porque lá é encontrada uma zona de planetas considerados como “habitáveis”. Nesses locais, acredita-se que os exoplanetas apresentem temperaturas nem tão altas, nem tão baixas, permitindo a existência de água líquida na superfície planetária. Havendo água líquida, há maiores chances de uma presença de vida nesses locais. Além da água, também serão buscadas condições atmosféricas que permitam a ocorrência de organismos vivos.

Segundo o site científico Live Science, por meio da exploração da atmosfera desses exoplanetas, pretende-se encontrar elementos químicos que seriam considerados “criadores de vida”. Esses elementos ajudariam a entender processos de criação de organismos vivos. Além do telescópio James Webb, outros três telescópios realizarão missões semelhantes.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: