Mulher luta com ladrões armados para não perder dissertação de mestrado

Serviço de Segurança da África do Sul / Divulgação

Uma estudante sul-africana de 26 anos reagiu a um assalto e enfrentou ladrões para não perder a única cópia da tese de mestrado que tinha. Noxolo Nutsi estava com o material salvo em um HD externo dentro da bolsa e foi abordada por dois rapazes em um carro quando voltava para casa. Câmeras de segurança na rua onde ela foi assaltada filmaram a ação dos ladrões. Eles descem do veículo enquanto ela caminha pela calçada e anunciam o roubo. Desesperada, a mulher tenta correr, mas é alcançada, deixa apenas uma das bolsas cair e se agarra na outra.

Pouco mais de um minuto de luta corporal se passa até os rapazes desistirem de levar a bolsa dela e irem embora. “Só pensava no meu mestrado, estou quase terminando de escrever. Não ia deixar eles levarem de jeito nenhum”, afirmou em entrevista à ao portal de notícias sulafricano da BBC. Porém, após o acontecido, ela frisou que a atitude não era uma das mais inteligentes. “Sempre é possível escrever novamente”, e encorajou as pessoas a entregarem o que ladrões pedem.

Um dos assaltantes chegou a colocar uma arma na cabeça da estudante e ameaçou atirar, mas ela se curvou em uma bola no chão e usou todo o peso que podia para não ser arrastada. Eventualmente, eles desistiram. Caso ela perdesse a tese, teria que pedir uma extensão de um ano para refazer, um dos motivos que a fez reagir. “Eu quero muito terminar agora. Nada se meteu no meio disso, mas foi muito perigoso”. Agora ela guarda várias outras cópias do trabalho e aconselha que todos façam isso. Os assaltantes foram presos no mesmo dia portando uma arma de gás.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: