Mulher abre porta de emergência de avião achando ser banheiro

Uma mulher de 50 anos de idade, que viajava pela primeira vez de avião, causou pânico e evacuação de um avião da companhia aérea China Southern ao abrir a porta de emergência do veículo. Cansada de aguardar na fila de um banheiro, a passageira saiu em busca de outro e, acreditando ter encontrado, a abriu – mas tratava-se de uma saída de emergência, como informa o site da televisão chinesa Asia One. Por sorte, o Airbus A321 ainda não havia decolado do Aeroporto de Chongqing, no sudoeste da China.

Ainda de acordo com a emissora, a mulher alegou ter feito a confusão devido à inexperiência com viagens de avião e que não poderia esperar pelo andamento de uma fila tão grande para ter acesso ao banheiro.  Outros passageiros relatam ter ouvido um ruído alto. “Um passageiro queria usar o banheiro, mas abriu a porta da cabine. Nós ainda não decolamos e fomos retirados do avião”, escreveu um homem presente no momento do incidente em suas redes sociais.

Os passageiros tiveram que ser removidos do avião às pressas tiveram que aguardar cerca de duas horas pela decolagem. A mulher, por sua vez, teve que prestar esclarecimentos à polícia e teve seu cartão de embarque e passaporte confiscados pela tripulação da cabine. A Lei de Aviação Civil da China prevê que os passageiros podem ser responsabilizados criminalmente caso coloquem a segurança de vôos em risco.