Montanha-russa da Disney pode aliviar pedras nos rins

Wikimedia/Creative Commons

Pesquisadores descobriram que a Big Thunder Mountain Railroad, uma montanha-russa da Disney, pode ajudar a passagem das pedras nos rins. O estudo foi realizado a partir de um modelo 3D do órgão – que era levado no brinquedo dentro de uma mochila – com três pedras de tamanhos diferentes e um pouco de urina.

O modelo do rim passou 20 vezes pela montanha-russa, com as pedras posicionadas de forma diferente em cada uma. Além disso, os assentos tiveram uma forte influência nesse efeito: quando os pesquisadores sentavam na parte traseira da montanha russa, as pedras passavam pelos rins cerca de 64% das vezes. Já na parte da frente, a passagem ocorreu cerca de 17% das vezes.

Apesar disso, não houve controle por parte dos cientistas em relação aos lugares em que o modelo do rim seria colocado. “A distribuição de assentos foi aleatória e determinada de acordo com a fila de espera”, explicou o artigo. De acordo com o co-autor do estudo, o professor David Wartinger, passear na montanha russa após fazer tratamentos como a litotripsia – procedimento que busca quebrar as pedras nos rins através de ultrassom – pode ajudar a prevenir que elas cresçam e causem problemas adicionais.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: