Mercado indeniza caixa por sofrer agressões de clientes

Archie McPhee / Creative Commons

Uma atendente da rede de supermercados Extra deve receber indenização no valor de R$ 20 mil após desenvolver depressão causada por estresse ocupacional enquanto trabalhava na loja. Segundo o jornal carioca Extra, o depoimento da funcionária ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) de São Paulo continha relatos do dia a dia dentro no setor de trocas da empresa. No período em que trabalhou ali, a funcionária disse ter sido vítima de constantes ofensas por clientes que tentavam trocar objetos após o prazo de garantia. Em um desses casos, um homem chegou a jogar um liquidificador na direção dela. Em nenhum momento a loja teria garantido a segurança física da funcionária.

A situação, que já era grave, teria piorado ainda mais quando a mulher denunciou irregularidades de outras funcionárias dentro do estabelecimento. As colegas foram demitidas e ela passou a receber ligações com ameaças constantes, assim como advertências da gerente do local. A ação na justiça acontecia desde 2015, mas o parecer só foi dado no mês de julho de 2017. “Houve um acúmulo de estresse ocupacional a partir de duas causas distintas e igualmente relevantes, o que fez do ambiente de trabalho um lugar potencialmente desencadeador ou agravador da psicopatia”, explicou em documento o ministro da Segunda Turma do TST, José Roberto Freire Pimenta.

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