Matemáticos desenvolvem novo método para fatiar pizza

De acordo com matemáticos da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, fatiar pizza em formatos triangulares não é considerado o modelo ideal. Eles sugerem que, para garantir partes iguais em um número ímpar, cortar pizzas em formas curvas de triângulo é o melhor caminho a seguir. A ideia foi desenvolvida pelo Doutor Joel Haddley e doutorando, Stephen Worsley, do departamento de matemática da universidade. “Nossa pesquisa explorou um enigma matemático de longa data, cortar um disco plano em pedaços de tamanhos iguais”, diz o Doutor Woresly sobre o novo método.

A nova técnica para cortar a pizza se baseia em uma teoria que já foi chamada pelos cientistas de Monohedral Disc Tiling (Ladrilhos de Discos Monoédricos). Eles afirmam que o corte feito de forma tradicional, embora as peças tenham aparentemente os mesmos tamanhos, algumas têm grandes quantidades de crosta em cima delas, enquanto outras têm  quase nenhum. “Sabíamos que existiam soluções, no entanto, estávamos interessados em demonstrar uma solução surpreendente como algumas das peças não tocam no centro” afirma o Doutor Haddley. Os matemáticos publicaram um artigo sobre a técnica, intitulado de Infinite Families Of Monohedral Disk Tilings.

A técnica aparenta ser difícil de dominar, mas os cientistas demonstraram para pesquisadores que é possível ser realizada.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: