Mais Black Mirror impossível: “Uber humano” vive sua vida por você

chameleonmask/reprodução

Agora será possível pagar uma pessoa para viver a sua vida por você. O ChameleonMask, descrito como um “Uber Humano”, foi apresentado pelo pesquisador japonês Jun Rekimoto no MIT Technology Review durante o evento EmTech e visa os mais introvertidos. Através de uma “máscara de iPad”, uma outra pessoa pode sair com roupas parecidas com as suas e agir da forma que você determinar. “O design é baseado na nossa hipótese de que a presença física e social pode ser incorporada por um humano substituto que imite o usuário remoto”, explica o site oficial do projeto.

“Para que funcione, o humano substituto usa a ‘máscara de iPad’ que mostra o rosto do usuário remoto ao vivo e um canal de áudio transmite a voz do usuário remoto”, descreve o site do projeto. “O humano substituto gesticula de acordo com as ordens do usuário remoto”. Ainda não está claro como o “Uber Humano” consegue enxergar, já que a tecnologia cobre todo o seu rosto.

Experimentos desse tipo já foram desenvolvidos antes. Mas na maioria das vezes elas foram feitas com robôs que recebiam comandos de humanos. O ChameleonMask oferece uma experiência mais completa, já que a máscara é carregada por um humano substituto, alega o seu criador.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: