Maior tumor cerebral já registrado é removido de paciente

Hindu Times / REPRODUÇÃO

Após uma cirurgia de alto risco com mais de sete horas de duração, o paciente Santlal Pal, de 31 anos, nativo de Uttar Padesh, um estado na Índia, teve aquele que médicos acreditam ser o maior tumor cerebral já registrado removido da cabeça, com 1,87 kg. O paciente foi recusado em outros hospitais até ser levado para o departamento de neurocirurgia do Hospital BYL Nair, local no qual os procedimentos cirúrgicos foram realizados. O tumor estava na parte superior do crânio de Pal, que se queixava de inchaço sob o couro-cabeludo, dores de cabeça e cegueira completa em ambos os olhos.

O professor e diretor de neurocirurgia do hospital BYL Nair, Trimurti Nadkarni, afirmou que o paciente parecia ter duas cabeças montadas um sobre a outra. “Até os vasos do couro cabeludo estavam dilatados. O paciente estava completamente cego quando foi admitido”, explicou o neurocirurgião ao site Hindustan Times.

Com a ajuda de varreduras e angiografias específicas para visualizar vasos arteriais e venosos no corpo, a equipe médica descobriu que o tumor havia se espalhado para os dois lados do cérebro de Pal. A afirmação de que esse fora o maior tumor já registrado veio após análise de registros ao redor do mundo, que mostram que o recorde anterior foi no ano de 2002, com uma massa de 1,4 kg.

“Esses tumores são raros e são um desafio cirúrgico devido à perda de sangue dos pacientes. Gerenciá-los requer habilidade e monitoramento intensivo para um resultado bem-sucedido. O paciente se recuperou bem e está aliviado pela retirada do fardo da cabeça”, explica o médico do BYL Nair Hospital, Dr. Ramesh Bharmal.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: