Leite materno ajuda na imunização de bebês

Manojiit Tamen/Pixabay

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram novos benefícios do leite materno. Além de proteger o recém-nascido de infecções a partir da transferência de anticorpos, ele também contribui com o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê.

Esse processo, nomeado “imunidade educacional materna“, consiste na transmissão de células imunitárias que cruzam as paredes do intestino do bebê para entrar em um órgão do sistema imunológico chamado timo. A partir disso, elas “ensinam“ as outras células em desenvolvimento a atacar os mesmos organismos infecciosos aos quais a mãe já foi exposta.

A partir do estudo, pesquisadores mostram que ao vacinar a mãe, vacina-se também o filho no processo. “Entretanto, algumas vacinas não são seguras para um recém-nascido e outras não funcionam muito bem com eles“, destacou a pesquisadora Ameae Walker ao jornal UCR Today. “Se, em vez disso, nós pudermos vacinar a mãe ou impulsionar sua vacinação pouco tempo antes dela engravidar, a transferência das células imunitárias garantirá que o bebê está protegido desde o início“, avaliou.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: