Lagartas são resposta para biodegradar materiais de plástico

Youtube/Reprodução

O dano que o acúmulo de plástico causa ao meio ambiente tem sido amplamente discutido. Não se sabe ao certo como se livrar do material sem produzir ainda mais químicos que continuem a prejudicar o planeta. Porém, pesquisadores encontraram uma solução um pouco surpreendente e fora do convencional: lagartas. Especificamente, uma lagarta conhecida como traça grande da cera ou a traça do favo de mel, que é capaz de destruir o material.

“Descobrimos que a larva de um inseto comum, Galleria mellonella, é capaz de biodegradar um dos plásticos mais duros e resilientes: o polietileno”, disse uma das autoras do estudo Federica Bertocchini, do  Institute of Biomedicine and Biotechnology of Cantabria na Espanha, de acordo com o portal do canal de notícias ABC News.

Os pesquisadores usaram sacolas plásticas feitas de polietileno (PE), uma substância de plástico comum, e os insetos conseguirem fazer buracos em uma em aproximadamente 40 minutos. Demorou então cerca de 14 horas para que 100 lagartas conseguissem transformar 13% da sacola consumida em etilenoglicol, composto normalmente utilizado como anticongelante automotivo. Tentativas anteriores de biodegradar esse material com bactéria, fungos e ácido demorou semanas ou meses, nunca horas.

Enquanto os cientistas estão tentando entender a reação química que permite que a lagarta destrua o plástico, eles acreditam que esses insetos são capazes de fazer isso por causa do hábito de dieta deles: cera de abelha, que contem elos químicos semelhantes aos encontrados em PE.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: