Julho e agosto terão 5 planetas alinhados e visíveis a olho nu

Andrew Fazekas / Reprodução

Os terráqueos terão a última chamada para ver Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno alinhados no céu, entre julho e agosto de 2016 – a próxima oportunidade de um alinhamento perfeito só será repetido em setembro de 2040. Os cinco planetas podem ser vistos a olho nu no momento do pôr do sol.

Portanto, basta olhar para uma parte do céu limpo, ao sudoeste (sentido contrário ao mar), e todos poderemos ver os cinco planetas alinhados. “Agora os vemos do nosso ‘retrovisor’ porque Marte, Júpiter e Saturno estão na frente, enquanto Mercúrio e Vênus estão correndo para recuperar o atraso”, conta David Dickinson, responsável pelo site especialista em astronomia Universe Today.

 No início de 2016 – nos meses de janeiro e fevereiro – eles podiam ser vistos, mas somente ao amanhecer. A tática para identificar os planetas, explica Dickinson, é relativamente simples: Vênus é o mais brilhante de todos, seguido por Júpiter. Marte é avermelhado, enquanto Saturno, é amarelado, brilhando em intensidade semelhante. Já Mercúrio, precisa de mais empenho, por ser o menor planeta do nosso sistema solar . Os planetas serão os corpos celestes de brilho mais intenso visto da Terra, depois do Sol e da Lua.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: