Jantar tarde aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo

Especialistas têm alertado para o risco de ataques cardíacos para pessoas que fazem refeições tarde da noite. Eles recomendam que adultos devem jantar antes das 19h, para permitir que o corpo tenha tempo para relaxar e descansar, pois, durante a noite, a pressão arterial média não atua devidamente e aumenta o risco para o coração.

Cardiologistas liderados pela equipe da professora de cardiologia, Ebru Ozpelit, na Universidade Dokuz Eylul na Imir (Turquia), estudaram mais de 700 homens e mulheres com pressão arterial elevada, para estabelecer a relação da refeição em diferentes horários e o impacto na consistência da dieta na saúde. Os resultados encontrados mostraram que pessoas que comem mais tarde estão duas vezes mais propensas a sofrer de hipertensão e causar danos ao coração, devido à pressão arterial média cair durante o período noturno.

De acordo com o Adn Kronos, além de afetar os ritmos cardíacos, fazer refeições tarde da noite, também estimula produções de hormônios do estresse, como a adrenalina. Pessoas que costumam perder o café da manhã também estão propensas à queda de pressão, mas com menor impacto que pessoas que costumam consumir alimentos tarde. “Precisamos definir a frequência ideal e horários das refeições, porque como nós comemos pode ser tão importante quanto o que comemos”, disse a professora Ebru Ozpelit, em um Congresso de Cardiologia em Roma.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: