Igreja pernambucana, entre as 10 mais antigas do país, celebra 478 anos

Paróquia Nossa Senhora da Luz / Reprodução

Apenas poucos anos mais jovem que o Brasil, a Igreja Nossa Senhora da Luz, localizada em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), completa 478 anos no dia 2 de fevereiro de 2018. O templo foi erguido em 1540 para atender a portugueses que se instalavam na região, muitas vezes fugindo de índios ou de holandeses. O local foi tombado como patrimônio histórico e cultural de Pernambuco, reconhecido pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC).

Embora não haja consenso sobre o posto de igreja mais antiga, é certo que ela está entre as primeiras igrejas a serem construídas no país. No Estado, ela só perde para as igrejas Matriz dos Santos Cosme e Damião (1935), em Igarassu; de São Salvador do Mundo (1935), no Alto da Sé, em Olinda; e da Nossa Senhora do Monte (1937), no Amparo, também em Olinda. Na maior parte das listas nacionais, a igreja figura na 7ª colocação no ranking de igrejas mais antigas. Em primeiro lugar, está a Igreja da Misericórdia, erguida em 1526, em homenagem a Nossa Senhora dos Passos, em Porto Seguro, na Bahia. A insegurança se dá apenas porque alguns templos são datados por estimativas, não por documentos oficiais que indiquem sua data de fundação exata.

Em sua arquitetura, a Igreja Nossa Senhora da Luz tem predominantemente traços da arte barroca, mas nem tudo está igual ao formato original. Houve um desabamento parcial no final da década de 1980 e, quando reerguida, suas características construtivas foram alteradas. Para resgatar a história, os fiéis do município estão fazendo uma campanha de arrecadação durante a festa para o restauro do local. Nos últimos anos, com ações locais e doações de empresários, foi restaurada parte do altar-mor e a pretensão é de que outros cômodos sejam revistos. “Nosso projeto já foi aprovado pela Fundarpe e a intenção é de que a cada ano possamos angariar fundos para refazer uma parte da história do país com a restauração deste templo religioso e a devolução da sua arquitetura original”, observou o padre Davi Gonçalves.

Comemoração

Missas, procissões e shows vão marcar as atividades festivas desta sexta (2) até o próximo domingo (4). A programação religiosa inicia sempre às 19h e logo após as missas shows animam os fiéis. No dia 2, quem sobe ao palco é o padre Rosivaldo Torres e banda, no dia (3) será a vez da balada cristã com o DJ Angelus e o cantor Dudu do Acordeon, enquanto no dia 4, o padre Damião Silva. A festa tem tema “Feliz aquela que crê, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido”, é organizada pelo padre Davi Gonçalves, pároco da igreja e a expectativa é de que o cortejo dominical atraia cerca de 10 mil pessoas. “Todos os anos recebemos diversas romarias de todo o estado para render graças a mãe da grande Luz, que é o próprio Jesus. Isso faz deste templo, que é tão importante para a história religiosa e colonial do país, seja um local de renovação da fé e da esperança”, salientou o sacerdote.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: