Idioma tem relação com percepção do tempo, diz estudo

Pixabay/Reprodução

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Lancaster e da Universidade de Stockholm indicou que a linguagem falada pelas pessoas influencia na maneira como elas pensam sobre o tempo. Pessoas que falam mais de uma língua percebem o tempo de formas diferentes, dependendo do idioma que estiver usando no momento. O estudo mostra como linguagem faz parte dos sentidos básicos das pessoas, nas emoções, na percepção visual e, claro, no senso de tempo.

Linguagens diferentes tem formas distintas de organizar tudo no mundo, incluindo o tempo. Pessoas que falam inglês e sueco normalmente marcam a duração do tempo a partir de referência de distâncias físicas, como um intervalo curto ou um casamento longo. Mas pessoas que falam grego e espanhol tendem a fazer essa relação de tempo com quantidade, como um intervalo pequeno ou um casamento grande.

Já pessoas bilíngues tendem a mudar de um para o outro dependendo da língua que estiver usando no momento e isso altera a maneira como as pessoas veem a passagem do tempo. Por exemplo, pessoas que falam inglês relacionam o tempo com a distância, como uma régua sem fim. Pessoas que falam espanhol veem o tempo como um objeto, como um copo sendo preenchido com água.

No estudo, pessoas que falavam espanhol e sueco tiveram que estimar quanto tempo havia passado a partir de uma linha que crescia em uma tela ou a partir de um recipiente sendo preenchido. Ao serem perguntadas em espanhol, elas fizeram a relação do tempo com o volume da água dentro do container. Já ao ouvirem a pergunta em sueco, elas responderam a partir de quanto a linha havia crescido na tela, ignorando o recipiente.

“Ao aprender uma nova língua, você se sintoniza a uma percepção de dimensões que não conhecia antes”, explicou o professor Panos Athanasopoulos, autor do estudo, ao portal britânico Daily Mail. “Isso também mostra que pessoas bilíngues são pensadores mais flexíveis e evidências sugerem que mudar mentalmente de uma língua para a outra diariamente traz vantagens para as habilidades de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo e, também, para o bem-estar mental”.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: