Homens gerados por inseminação artificial podem herdar infertilidade

Ekem/Wikimedia

Filhos concebidos a partir de uma espécie de tecnologia reprodutiva chamada injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI), podem herdar os problemas de fertilidade do pai. Uma análise feita com 54 homens nascidos a partir desse procedimento revelou que eles tinham quase a metade da concentração total de espermatozóides do que os que foram gerados naturalmente.

O estudo avaliou participantes nascidos entre 1992 e 1996, época em que o procedimento era utilizado primariamente para tratar a infertilidade masculina. A técnica faz parte do processo de fertilização in vitro e consiste em coletar o esperma do pai e injetá-lo diretamente na parte interna do óvulo da mãe. O primeiro bebê nascido a partir desse método veio ao mundo em janeiro de 1992.

Dos 54 participantes da pesquisa, 50 eram filhos de homens com problema de fertilidade – dos quais 48 eram casos de infertilidade somente por parte do pai e dois combinavam ambos os progenitores. Os quatro restantes desconheciam a origem do problema de seus pais. “Já é bem estabelecido que fatores genéticos infuenciam na infertilidade masculina, mas outras coisas também podem interferir. Além disso, a correlação não é necessariamente uma causa”, explica o coautor do estudo, Prof. André Van Steirteghemat, ao Medical News Today.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: