Homem cruza Atlântico em prancha de stand-up paddle

Chris Bertish / Fcebook

O sul-africano Chris Bertish, 42 anos, cruzou o Oceano Atlântico em uma prancha de stand-up paddle totalmente adaptada. Após sair do porto de Agadir, no Marrocos, ele percorreu 7,5 mil quilômetros, durante 93 dias em alto mar, até completar o trajeto e chegar na Ilha de Antíqua, no país caribenho Antíqua e Barbuda.  Durante o trajeto, onde teve sua localização monitorada via satélite, ele bateu um novo recorde: o de maior distância percorrida por uma pessoa, sem ajuda, em mar aberto – 115 quilômetros.

“Quanto mais tempo você puder passar no oceano, não importa a modalidade, melhor. Sou um homem da água e o oceano é minha inspiração. É onde eu realmente me sinto vivo, à vontade, feliz, e livre”, disse Bertish para a BBC. Para a façanha, foi usada uma prancha com um compartimento na parte da frente, onde ele podia se abrigar e descansar, nos momentos de mau tempo e durante a noite. A prancha foi feita sob medida para ajudá-lo a manter a direção, apesar das altas ondas do mar aberto.

Além disso, havia ainda dois painéis solares que abasteciam o equipamento eletrônico que permitia a Bertish seguir o GPS, e usar um telefone via satélite, um computador e outros dispositivos. Ele também tinha um compartimento para armazenar água e comida, além de suprimentos de emergência, para sobreviver mais de 50 dias em alto-mar.

A viagem também serviu para arrecadar US$ 400 mil (R$ 1,26 milhão) de patrocinadores, que serão destinados a instituições de caridade. Bertish espera construir cinco escolas na África do Sul, criar um fundo para alimentar crianças e outro para custear cirurgias infantis de lábio leporino.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: