Governo vende casas a 1 euro para atrair moradores à cidade da Itália

Michele Columbu / Cortesia

Uma cidade italiana localizada na Ilha de Sardenha, no Mar Mediterrâneo, está vendendo casas a apenas 1 euro – o equivalente a pouco menos de R$ 4. Os responsáveis pelas moradias têm o objetivo de atrair novos moradores para o local devido ao risco de ela tornar-se gradativamente uma cidade sem habitantes. Durante o último século, a cidade teve uma queda enorme na população, que passou de 2,2 mil para 1,3 mil habitantes. As pessoas idosas que vivem na região já não estão mais em fase de conceber bebês e a maioria da população jovem nativa deixou a cidade para se aventurar e aproveitar oportunidades em outros locais.

Apesar de vender as casas por um valor irrisório, serão necessárias reformas nas moradias, para que se tornem habitáveis. São cerca de 200 moradias com base pré-histórica, construídas em pedras. Algumas estão em ruínas e os compradores devem se comprometer com uma remodelação dentro de três anos, o que custa o mínimo equivalente a R$ 79,5 mil.

“Nós temos origens pré-históricas. Meu objetivo é resgatar nossas tradições únicas para não cair no esquecimento. O orgulho pelo passado é a nossa força. Sempre fomos pessoas difíceis e não permitiremos que nossa cidade morra”, comentou o prefeito da cidade,  Efisio Arbau, à CNN.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: