Google cria inteligência artificial para detectar câncer

Wikimedia Commons/Reprodução

Um software desenvolvido pela Alphabet, empresa vinculada ao Google, se mostrou capaz de detectar a presença de câncer com mais precisão e rapidez do que médicos humanos. Através de um potente microscópio, a inteligência artificial conseguiu localizar tumores com uma taxa de 92,4% de precisão, enquanto a taxa média de detecção por humanos é de 73,2%.

Segundo a empresa, atualmente os patologistas detectam o processo de metástase analisando grande áreas de tecidos biológicos, sendo mais suscetível ao erro. O software consegue procurar diretamente pelo tecido canceroso, em superfície restrita a apenas 100 x 100 pixels (o equivalente a somente 2,6 cm²). Assim, ele captura imagens de alta resolução e faz uma análise minuciosa de cada pixel da imagem. Além disso, o exame de patologistas pode durar semanas ou meses para conseguir um diagnóstico. A ferramente do Google realiza o exame de forma mais rápida, variando de caso a caso.

O software foi desenvolvido a partir de uma versão adaptada do sistema de reconhecimento de imagens elaborado para darem suporte a carros sem motorista. A descoberta do método foi divulgada em um artigo científico divulgado pela empresa.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: