Gelo antártico deve conter maior área vulcânica mundial

Rio Largo/Creative Commons

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo acreditam ter encontrado a maior região vulcânica do planeta sob o gelo da Antártida. O estudo descobriu 91 vulcões no Sistema de Rift Antártico Oeste, com altitudes variando de 100m a 3.850m. Para a análise dos cânions, os cientistas usaram um radar penetrante de gelo e compararam os resultados da pesquisa com informações geológicas de levantamentos aéreos.

O estudo foi proposto por Max Van Wyk, um jovem universitário motivado apenas pela curiosidade em saber mais sobre a área, ainda pouco explorada por pesquisadores.  “A região permanece entre as áreas menos estudadas do mundo e, como jovem cientista, fiquei animado para aprender sobre algo novo e não bem compreendido”, disse ao jornal britânico Independent.

Análises anteriores sugerem que a atividade vulcânica pode ter se originado na região durante períodos mais quentes e que existe a possibilidade de aumentarem com derretimento do gelo antártico devido ao aquecimento global. Os resultados da pesquisa responsável pelo descobrimento dos cânions não indicam se os vulcões são ativos.

Um dos estudiosos da Escola de Geociências da Universidade de Edimburgo, o Dr. Robert Bingham comemorou a descoberta e deu ênfase à sua importância para a ciência. “Uma melhor compreensão da atividade vulcânica pode explicar o impacto sobre o gelo da Antártica no passado, no presente e no futuro e em outros sistemas de rift em todo o mundo”, pontuou.

Os desdobramentos da pesquisa, publicada na série Geological Society Special Publications, podem revelar informações fundamentais para o entendimento da topografia da Antártida.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: