Gelatina pode ajudar a reabilitar ossos, tendões e cartilagens

Pixabay/Reprodução

A gelatina pode ajudar na reabilitação de ossos, tendões, cartilagens. Em mistura com a vitamina C, pode ainda ajudar na prevenção de lesões e reparação de tecidos. É isso que diz o estudo de pesquisadores australianos publicado recentemente no periódico American Journal of Clinical Nutrition. Os maiores interessados nos benefícios que a gelatina pode trazer são os atletas, que já estão a usando como forma de suplementação. Em experimento com voluntários, os cientistas perceberam que ela aumentou a quantidade de aminoácidos.

A ideia de realizar pesquisas com esse suplemento surgiu de resultados de trabalhos dos próprios investigadores mostrando o potencial médico da substância. “Ao reproduzir ligamentos em nosso laboratório, descobrimos que eles se tornavam mais fortes quando adicionávamos aminoácidos prolina (presentes em altas quantidades na gelatina). Então, começamos a investigar os efeitos da gelatina no tecido conjuntivo”, conta Keith Baar, um dos autores do estudo e pesquisador do Instituto Australiano de Esporte, para o Correio Braziliense.

Oito homens saudáveis participaram da pesquisa. Eles tiveram amostras de sangue colhidas e foram orientados a ingerir o suplemento reforçado com vitamina C. Uma hora depois da ingestão, realizaram aproximadamente cinco minutos de atividades de alto impacto, como pular. No fim da pesquisa, os cientistas analisaram novamente o sangue dos participantes focando na quantidade de aminoácidos, responsáveis pela ação do colágeno. Os níveis de aminoácidos e de marcadores ligados á síntese de colágeno realmente aumentaram com o suplemento de gelatina. O autor explica que a gelatina, além de ser feita de colágeno, contem pequenos peptídeos, que contem hidroxiprolina – um aminoácido raro que estimula os fibroblastos na produção de mais colágeno. “Ativando as células e dando a elas os blocos de construção que precisam, a gelatina se torna um alimento perfeito”, explica.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: