Gel contraceptivo masculino é aprovado para testes em homens após sucesso com macacos

Wikimedia/Reprodução

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluíram testes em macacos do contraceptivo masculino em forma de gel. O medicamento não tem contraindicações e não modifica a produção de hormônios masculinos.

O gel foi aplicado em 16 macacos machos adultos e 10 deles já haviam sido pais anteriormente. Os macacos foram monitorados por uma semana após a aplicação do remédio e em seguida liberados com fêmeas férteis. Houve acasalamento, mas nenhuma fêmea ficou grávida durante o estudo. O período incluiu dois períodos de reprodução completa para alguns animais.

A substância é injetada no canal que leva os espermatozoides ao pênis, bloqueando sua passagem por cerca de 10 anos. É a mesma ideia da vasectomia, mas ao contrário do procedimento cirúrgico, a vacina pode ser revertida com outra injeção – de bicarbonato de sódio – que deve dissolver o gel, porém, a reversão só foi testada em coelhos.

De acordo com a BBC Brasil, os médicos querem iniciar os testes em humanos nos próximos anos. O método será o primeiro novo contraceptivo masculino a chegar ao mercado em muitas décadas, caso seja aprovado.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: