Game social pernambucano disputa prêmio internacional contra o extremismo religioso

Bruna Monteiro/Divulgação

Uma competição internacional de combate ao extremismo religioso e à islamofobia pode levar um grupo de universitários pernambucanos da UFPE a Washington, nos Estados Unidos. Os estudantes disputam uma competição de campanhas de marketing digital pela tolerância e a aposta pernambucana foi o web game Spring, do projeto Zakat. O jogador é posicionado em meio a conflitos relacionados à Primavera Árabe, questionando a sua decisão – e, como moral da história, o jogador descobre ter lidado com histórias de pessoas reais que decidiram arriscar a própria vida em função de um mundo menos intolerante. Apenas cinco de mais de cem equipes serão selecionadas para o certame nos Estados Unidos. Um fator importante na disputa é a quantidade de acessos e de pessoas que joguem na plataforma, bem como dos compartilhamentos eu o game obtiver, termômetros que podem ajudar a avaliação do júri sobre o o impacto da campanha. A equipe é a única brasileira a integrar a disputa.

“A gente fez uma pesquisa de opinião com 50 jovens universitários, que são o público alvo da campanha, e conversamos com alguns muçulmanos que moram em Pernambuco para elaborar o game”, diz um dos participantes, o estudante de Ciências da Computação Victor Maristane. Ainda segundo Victor, a iniciativa surgiu do professor Dalson Britto, do curso de Ciência Política, que tem o maior número dos integrantes na equipe, com dez membros. Além disso, também há um aluno de Engenharia da Computação, um de Ciências da Computação, uma aluna de mestrado de Sociologia e um professor de Filosofia. O professor de filosofia, Marcos Fanton, contribuiu bastante em fazer com que abordássemos conteúdo de uma forma mais humana, pensando menos na divulgação” , acrescenta.

A competição é chamada Peer to Peer: ChallengingExtremism, em uma parceria do Departamento de Estados dos Estados Unidos e o Facebook. O juri será composto por especialistas em marketing, selecionados pelos organizadores do evento, porém seus nomes não foram revelados. 

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: