Fóssil de cogumelo mais antigo do mundo agora faz parte de herbário da UFPE

Ascom UFPE/Divulgação

O fóssil de cogumelo mais antigo do mundo agora faz parte do do Herbário URM, maior coleção de fungos do país, sediado no Departamento de Micologia do Centro de Ciência Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Com 115 milhões de anos, o fóssil foi encontrado na Chapada do Araripe, no Ceará, mas estava nos Estados Unidos. Após ser repatriado, passou a fazer parte do Herbário da universidade. Apesar da idade, o cogumelo está em excelente estado de conservação.

Ascom UFPE/Divulgação

O Gondwanagaracites magnificus foi, inclusive, tema de um artigo realizado por pesquisadores da Universidade de Illinois. Depois desse artigo que a aquisição do fóssil foi anunciada pela UFPE. “É um reconhecimento do trabalho realizado no herbário, pois o professor considerou que valia a pena guardar o fóssil aqui”, afirmou a professora Leonor Costa Maia, titular do Departamento de Micologia e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos.

Herbário

O Herbário URM foi criado em 1954 pelo professor Augusto Chaves Batista. No primeiro ano de funcionamento, contava com 1.141 amostras de plantas prensadas que, em seguida, eram secas numa estufa para fins de estudo botânico. Atualmente, possui 79 mil registros de fungos e 46 mil exsicatas, sendo considerado uma das maiores coleções de fungos herborizados na América Latina. Os dados do herbário podem ser acessado online aqui.

 

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: