Físicos criam molécula triangular buscada por químicos

Niko Pavilcek/IBM Research

Um grupo de físicos conseguiu criar um tipo de molécula que profissionais da química estão tentando fazer há muito tempo. Nomeado “triangulene”, a molécula tem a forma de um triangulo e sugere que processos físicos podem ser usados para conceber moléculas que não são possíveis de existir de outra forma. Moléculas triangulares são muito raras por causa de um fenômeno chamado ring strain. Os ângulos dos links moleculares significam que eles são muito instáveis, altamente reativos e não duram muito. A existência dessa molécula tem sido hipotetizada há muito tempo, mas nenhum processo químico conseguiu criar uma versão estável dela.

Os cientistas da IBM decidiram usar um dispositivo que manipula os átomos em uma escala de elétrons. Primeiro, eles pegaram uma molécula precursora de químicos britânicos. Essa molécula parece muito um triângulo, mas contém dois átomos de hidrogênio a mais. Eles posicionaram esse precursor em várias placas de cobre e isolantes e usaram uma combinação de monóxido de carbono e ouro para mexer na molécula usando um instrumento atômico único.

Usando alguns bolts bem calculados, eles removeram os dois átomos de hidrogênio extras e a molécula ganhou um formato triangular. Ela durou quatro dias antes de voltar à forma original – mas foi o suficiente para provar que triangulenes existem. “Essa molécula é a primeira que fizemos depois de os químicos terem tentado por tanto tempo, mas falharam”, disse Leo Gross, responsável pelo time da IBM, de acordo com o site científico IFLS.

A habilidade de ter a molécula com as duas formas ao mesmo tempo significa que mais informações digitais podem ser armazenadas em um sistema feito dessas moléculas.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: