Febre do momento, Spinner tem 35 toneladas confiscadas

Maxipixel/Reprodução

O spinner, brinquedo giratório com duas ou três pontas arrendondas, está sendo confiscado em alguns aeroportos da Alemanha. Em maio, agentes do terminal de Frankfurt apreenderam 35 toneladas de spinners importados da China, pois acreditam que o dispositivo pode ser perigoso para crianças.

Autoridades alemãs dizem que o brinquedo não recebeu a marca que indica que o dispositivo está dentro dos requisitos legais necessários para ser comercializado de acordo com a legislação europeia de saúde, segurança e proteção do meio-ambiente. Não referências das empresas ou indivíduos responsáveis pela fabricação do brinquedo e acredita-se que aqueles que vem com luz de LED contém peças que se desprendem facilmente, arriscando que uma criança as engula.

“Levamos o material confiscado às autoridades competentes, que avaliarão o que farão com ele”, explicou Christine Strass, porta-voz do aeroporto de Frankfurt, de acordo com o portal de notícias da BBC Brasil. “Não sabemos o que vai acontecer com os spinners. Uma possibilidade é que eles acabem sendo destruídos. Ou poderão ser exportados ou ainda submetidos a novas regras, mas isso levará um tempo e dependerá de organismos reguladores”.

Spinners surgiram para ajudar crianças com autismo ou transtorno de deficit de atenção ou hiperatividade e, segundo o serviço aduaneiro alemão, são potencialmente inseguros. Não foi informado se todas as pessoas que estiverem com um spinner na bagagem terão que deixá-los para trás ao entrar no país.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: