Fazendo tarefa de casa, garoto acha avião da 2ª Guerra

Wikimedia Commons/Reprodução; DR P4 Nordjyland/Reprodução

Um garoto dinamarquês de 14 anos encontrou um avião alemão da Segunda Guerra Mundial e o piloto com o qual a aeronave teria caído enquanto fazia um trabalho de casa para a escola. Daniel Kristiansen e seu pai vasculharam uma área da fazenda da família com um detector de metal, onde o bisavó do garoto disse que o avião teria caído, em novembro de 1944, na Dinamarca.

“Quando meu filho Daniel teve que fazer um trabalho de carro sobre a Segunda Guerra Mundial, eu brinquei dizendo para ele sair e procurar o avião que supostamente teria caído no campo”, afirmou Klaus Kristiansen, pai de Daniel, ao jornal dinamarquês DR P4 Nordjylland. Eles não esperavam encontrar a aeronave, até o momento em que o detector de metais começou a apitar. Pai e filho começaram a cavar, chegando a usar uma escavadeira emprestada de um vizinho.

A carcaça do avião começou a aparecer quando atingiram uma profundidade de seis metros. Era uma aeronave ME 109 Messerschmitt, da Força Aérea Alemã. À medida que foram cavando, mais coisas foram aparecendo. Primeiro algumas peças, depois o motor, até que partes dos ossos e partes das roupas do piloto começaram a surgir. Munição e objetos pessoais, como livros e carteira, também foram encontrados.

A família chamou dois historiadores e as autoridades locais. O sítio onde foi encontrada a aeronave foi isolado para a remoção segura da munição localizada. A equipe de perícia pretende conseguir identificar o piloto. Um museu ficará responsável por preservar o achado.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: