“Fazenda” tem 10 mil celulares para cultivo de likes

GroundZero/YouTube

Um vídeo de uma “fazenda” de curtidas caiu nas redes e está chamando bastante atenção. Nele, cerca de dez mil celulares aparecem conectados aos mais diversos aplicativos para gerar curtidas e interação nas contas das pessoas que pagam pelo serviço. O vídeo foi feito por um repórter russo e, de acordo com o jornal britânico Daily Mail, havia dois funcionários no local. Especialistas dizem que a maioria das manipulações digitais acontecem na Rússia e na China, mas a influência alcança o mundo todo.

O esquema funciona não apenas com curtidas, mas também com visualizações em vídeos e garante que o “influenciador digital” pareça mais popular do que ele é. Fazendas de likes garantem que conteúdos viralizem e atraem oportunidades de marketing melhores. No começo do ano, cientistas da Universidade de Indiana descobriram que 15% das contas do Twitter podem ser falsas, o que equivale a 48 milhões de “usuários” falsificados.

Já no Instagram, o aplicativo teve um caso recente de uma conta que curtia e comentava em vários perfis para aumentar a cobertura de conteúdo, mas conseguiram deletar a conta da rede e acabar com a teia de clientes de curtidas.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: