Família com um pai e duas mães espera o terceiro filho

Jane, Adam e Brooke - MeenatNigeria/Reprodução

Adam Lyons, britânico de 36 anos, há alguns anos mora na cidade de Paige, no estado norte-americano do Texas, com sua namorada, Brooke Shedd. Eles têm um filho de dois anos, Dante, e agora estão esperando mais um. Mas a mãe biológica dessa criança é a outra namorada do casal – Jane Shalakhova, que hoje também mora com eles. O novo bebê do “trisal” (“casal” de três pessoas) deve chegar no próximo mês de julho.

Os três já estão juntos há cinco anos e, além de Dante, têm um outro filho – Oliver, de sete anos, fruto de um relacionamento anterior de Brooke. A gravidez de Jane, inclusive, foi planejada. “Nós conversamos muito sobre isso e todos nós nos consideramos pais das crianças”, contou Adam ao jornal Mirror. “Com eles, nossos títulos oficiais são ‘pai’, ‘mãe’ e ‘mãe’”.

Jane conta que nunca pensou em ter filhos com seus outros namorados – ou namoradas, até formar uma família com Adam e Brooke. Ao participar da criação de Dante, ela passou a acreditar que era muito mais fácil ter um filho com outros dois parceiros. “Assim, ainda podemos ter uma vida social, dedicar tempo um ao outro e dividir as tarefas parentais sem acabar como o estereótipo da mãe que nunca dorme”, analisa, bem-humorada. “Nunca falta ajuda e nunca temos que deixar as crianças com alguém que não confiamos.”

A família vive em um grande terreno com duas casas. A primeira serve como escritório para a empresa de consultoria em psicologia de Adam, a Psychology Hacker, na qual Jane também trabalha. A outra é a casa da família e é ainda o local onde Brooke dá aulas a Oliver – e deseja fazer o mesmo com Dante e o próximo integrante da família. A legislação americana permite que as crianças sejam ensinadas em casa, em vez de frequentar a escola, e é isso que Adam, Brooke e Jane desejam fazer com todos os seus filhos.

Os três planejam ainda ter mais filhos; além de Brooke sempre ter sonhado ter quatro, Adam e Jane também gostariam de ter uma menina; assim, os três decidiram que Jane depois tentará uma segunda gravidez. Eles também planejam se casar no fim deste ano – em uma cerimônia informal, já que a poligamia é ilegal no Texas. “O importante é que nós três reafirmemos nosso compromisso uns com os outros, cercados  por nossos amigos e nossa família”, afirmou Brooke.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: