Peixe mais feio do mundo passou quatro anos sendo injustiçado

Ugly Animal Preservation Society's/Divulgação

O Mr. Blobby (Senhor Bolha, em português), como ficou mundialmente conhecido o peixe categorizado como mais feio do mundo, passou quatro anos sendo injustiçado. É que, após tanto tempo, foi reconhecido que o animal em seu habitat natural não tem a aparência tão ruim assim. Tudo começou em 2003, quando uma equipe de 20 cientistas encarou a missão de visitar as profundezas do oceano. Eles partiram em busca de novas espécies de peixes e invertebrados a dois mil metros da superfície do Mar da Tasmânia. O resultado foi surpreendente: uma série de descobertas sobre tipos peculiares de bichos marítimos que rendeu novos cadastros, inclusive o peixe-bolha.

Ele foi trazido para superfície e colocado em exibição no Museu Australiano. E o motivo, além de se tratar de um animal excêntrico, foi devido ao “reconhecimento” da Ugly Animal Preservation Society’s (Sociedade Internacional para a Preservação do Animal Feio) que o classificou – após uma disputa – como animal mais feio do mundo em 2013.

Somente após anos sendo injustiçado foi que os cientistas alegaram que sua aparência foi prejudicada quando tirado do seu habitat natural. A baixa pressão atmosférica fez o corpo do animal inchar e esparramar como gelatina. Mas, na realidade, a espécie Psychrolutes marcidus (nome original do peixe bolha), que vive entre 600m e 1,2 mil metros abaixo da superfície, se parece mais com um peixe qualquer.

Assim:

Ugly Animal Preservation Society's/Divulgação

Confira outros animais na lista dos mais feios:

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: