Falha em iOS faz iPhones filmarem e fotografarem sem avisar a usuário

Max Pexel / Creative COMMons

Um desenvolvedor australiano descobriu uma falha de segurança em dispositivos iOS que podem fazer com que qualquer aplicativo registre fotos ou faça filmagens em iPhones e iPads sem que o usuário perceba. Para que isso aconteça, o usuário só precisa permitir o acesso do aplicativo à câmera quando ele for instalado (ou utilizado pela primeira vez). Para comprovar a teoria, Felix Krause fez um vídeo de demonstração no blog dele: o rapaz desenvolveu um aplicativo “básico”, que pedia acesso à câmera, e o instalou no próprio iPhone.

Bastou o rapaz clicar na permissão de câmera pelo celular que do computador onde o aplicativo foi desenvolvido era possível acessar o aparelho a qualquer momento, assim como registrar e publicar em redes sociais fotos e vídeos da parte frontal e traseira do aparelho.

“Você pode até falar ‘mas é claro que eu nunca permitirei que um aplicativo acesse minha câmera’, mas se você usa um dispositivo de mensagem como o Messenger, Whatsapp ou Telegram, você provavelmente já deu essa permissão”, explicou Felix. Ele salientou que ao contrário dos iMacs, que deixam a luz da webcam acesa enquanto filmam, os iPhones não têm nenhum dispositivo que avisa quando a câmera funciona. A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto e até o momento só há uma solução para possíveis “espionagens”: cobrir as câmeras com um adesivo e garantir a privacidade em 100% do tempo.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: