Fabricante japonesa relança versão original do Tamagotchi

Divulgação/Bandai

A nostalgia anda mesmo em alta – e no mercado de eletrônicos, cada vez mais. Primeiro, vimos o relançamento de aparelhos clássicos de videogame, como o Atari, o NES e o Mega Drive. Recentemente, a empresa de telefonia celular Nokia lançou uma nova versão de seu mais icônico aparelho: o 3310, que os internautas brincam ser resistente de quedas à marteladas. E agora, a Bandai, empresa japonesa de brinquedos, volta a fabricar um de seus produtos mais famosos: o bichinho virtual Tamagotchi.

Lançado em meados de 1997 e rapidamente virando febre entre as crianças, o Tamagotchi era um pequenino mascote de pixels enclausurado na minúscula tela de cristal líquido de um colorido aparelho em forma de ovo. O objetivo era fazer com que o bichinho crescesse saudável e não “morresse” (na verdade, parece que ele apenas voltava ao seu planeta natal, como o El País contou na época, mas que eu só descobri agora – e provavelmente você também). Para isso, era necessário alimentá-lo, brincar com ele e colocá-lo para dormir – entre outras tarefas, executadas através de comandos com os botões do brinquedo.

Ainda em 2013, a Bandai havia lançado um aplicativo para smartphones que também proporcionava ao usuário a experiência de cuidar de um bichinho virtual. Agora, a empresa traz de volta os seis modelos originais do brinquedo. Por enquanto, eles só estão à venda no Japão – e já se esgotaram nas lojas. Mas algumas unidades ainda podem ser encontradas na unidade japonesa da loja virtual Amazon, ao preço de 2 mil ienes (cerca de R$ 57).

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: