Exercícios podem desfazer danos causados pelo álcool, diz estudo

Wikimedia Commons

A Ciência já descobriu que o consumo de álcool pode provocar inflamação das células e o aumento da produção de certos hormônios associados ao câncer e outras doenças. Os efeitos danosos da bebida, no entanto, têm como ser neutralizados pela prática de exercícios físicos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Sydney e do Colégio Universitário de Londres.

O estudo utilizou dados de 36.370 adultos na Inglaterra e na Escócia que haviam participado da pesquisa anual de saúde do governo, que investigou hábitos de exercício e consumo semanal de álcool entre os anos de 1994 e 2006. Cerca de 85% afirmaram beber ocasionalmente ou com frequência, dos quais 13% admitiram ultrapassar o limite recomendado.

Aqueles que praticavam cinco horas de exercícios semanais – mesmo que excedessem o limite indicado – não eram mais suscetíveis a riscos de morte que os abstêmios. O professor do Centro de Estudos Sobre Álcool e Tabaco do Reino Unido, Matt Field, acredita que o estudo pode servir para incentivar a atividade física como forma de promover a saúde da população apesar de hábitos não tão saudáveis. “A relação entre o consumo excessivo de álcool e um aumento no risco de morte é significativamente menor nas pessoas mais ativas. Portanto, a atividade física aparenta compensar parcialmente alguns efeitos danosos da bebida, em particular o câncer”, disse ao Daily Mail.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: