Estudo propõe que dinossauros já estavam em extinção antes do asteroide

Um estudo da Universidade de Reading, na Inglaterra, sugere que os dinossauros já lutavam contra sua extinção há cerca de 50 milhões de anos antes de serem exterminados por um asteróide de 10 km, que colidiu com a terra há 66 milhões de anos. Os pesquisadores acreditam que os animais não estavam se adaptando bem às mudanças do planeta. A suposição acalora o debate sobre o que faziam os antigos habitantes da terra quando foram exterminados.

A pesquisa trabalhou a partir da análise dos restos fósseis de dinossauros, desde seu surgimento, há 231 milhões de anos atrás, até o momento em que foram extintos. No início, novas espécies teriam evoluído em uma escala explosiva. Há cerca de 160 milhões de anos, contudo, houve um declínio no número de espécies, que começa há 120 milhões de anos. “Nós não esperávamos este resultado. Mesmo que eles tenham sido aniquilados, em última instância, pelo impacto do asteróide, já estavam em seu caminho para a extinção há cerca de 50 milhões de anos antes da batida”, disse ao jornal britânico BBC o Doutor Manabu Sakamoto, paleontólogo que liderou a pesquisa.

As análises do paleontólogo mostram que os dinossauros de pescoço comprido (saurópodes) estavam em declínio mais rápido, enquanto os terápodes- grupo que inclui o Tyrannosaurus rex- eram mortos de maneira gradual. “A atual opinião generalizada é que os dinossauros foram reinante forte até o impacto que atingiu a Terra – e é o impacto que levou a sua extinção final”, comentou o biólogo e co-autor do trabalho, Chris Venditti.