Estudo conclui que ter filhos aumenta expectativa de vida

Universidade do Missouri/Reprodução

Millôr dizia que “filho é bom, mas dura muito”. Em compensação, eles também podem fazer você durar mais. Essa foi a conclusão de um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores suecos. De acordo com os resultados obtidos, a expectativa de vida entre homens pode aumentar em até dois anos, e a de mulheres, em cerca de 18 meses, em comparação a pessoas sem filhos. As informações são do O Globo.

A pesquisa realizada pelo Instituto Karolinska analisou o registros de 1,5 milhão de pessoas nascidas no ano de 1911. Levando em consideração uma série de outros fatores, como os anos de escolaridade, os pesquisadores constataram que a expectativa de vida era maior entre aqueles que tiveram filhos.

Contudo, tal fato não se dá a nenhum fator biológico. O fato é que o estabelecimento de laços familiares e amorosos estabelece uma rede de cuidados, em que o idoso recebe mais cuidados e é mais estimulado a permanecer ativo. Esses resultados complementam outras pesquisas que afirmaram que a solidão é um dos fatores que pode acelerar a morte.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: