Estudantes criam carro que rodará até 400km com 1L de etanol

Equipe Pato a Jato/UTFPR/Divulgação

Imagine sair do Recife e chegar ao Sertão pernambucano gastando apenas um litro de etanol. Um protótipo de carro brasileiro, criado por estudantes do Paraná, já conseguiu vencer a marca dos 316km percorridos e busca chegar a 400km utiliando apenas um litro do combustível derivado da cana-de-açúcar. A façanha vem da equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Pato Branco (PR). Por dois anos consecutivos, o grupo levou ideias a Detroit, nos Estados Unidos, considerado berço da indústria automobilística e conseguiu chamar a atenção de muita gente.

O carro, batizado de Popygua 2.0, está numa segunda versão, feita em fibra de carbono, e tem apenas 37kg e dois metros de comprimento. Ele tem baixa emissão de poluentes e é capaz de tranportar apenas uma pessoa por vez. O projeto já foi premiado na Shell Eco-marathon Americas, evento do qual a equipe já participou duas vezes. O modelo agora será apresentado na Feita Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), em Sertãozinho (SP), que será realizada entre os dias 23 e 26 de agosto de 2016.

Equipe Pato a Jato/UTFPR/Divulgação

Para atingir a marca superlativa utilizando o combustível, que oferece menos autonomia que a gasolina, há detalhes por todo o protótipo, desde a redução do atrito entre o veículo e o solo ou o ar até a composição da “lataria” – que foi de 50kg no primeiro modelo para os atuais 37kg. A marca é possível considerando a calibração ideal dos pneus e uma estrada sem trânsito.

O modelo, no entanto, não é pensado para, ainda, chegar ao mercado, considerando que o carro é um modelo reduzido que não conta com marchas, por exemplo, mas serve de proposta para repensar a questão da eficiência energética na própria indústria automobilística. O grupo trabalha agora no desenvolvimento de um motor próprio, não adaptado, cuja previsão é ficar pronto até 2018.

Equipe Pato a Jato/UTFPR/Divulgação

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: