Estados Unidos se preparam para a “nevasca do século”

Reprodução/Twitter/Washington Post

A nevasca do século deve atingir os Estados Unidos nos próximos dias e deve afetar mais de 85 milhões de americanos. De acordo com o jornal britânico Mirror, o impacto da tempestade de neve deve ser “histórico”. Nos EUA, a nevasca tem sido chamada de “Snowmageddon”, mistura das palavras snow (neve em inglês) e armageddon.

De acordo com Louis Uccellini, diretor do Serviço Americano de Clima, são esperados todos os ingredientes que formam uma grande nevasca. Devem haver ventos extremamente fortes, inundações, neblina e até tempestades de raios em meio a nevasca.

Reprodução/Twitter/CNBC

Algumas áreas, incluindo a capital americana, Washington DC, Nashville e Arkansas foram atingidas pelo início da tempestade, com neve acumulada de 18 centímetros de altura. Mais de 5 mil voos já foram cancelados, deixando milhares de pessoas sem poder sair dos locais. Estados de emergência já foram declarados no Tennessee, Carolina do Norte, Virgínia, Maryland e Pensilvânia. “É época de nevasca na Costa Leste e essa semana de tempestade pode marcar história”, afirmou o meteorologista Eric Holthaus.

O Serviço Nacional de Clima prevê que a neve acumulada pode atingir 73 centímetros. Caso ocorra da forma esperada, a tempestade deve gerar prejuízo superior aos R$ 4 biçhões (1 bilhão de dólares), atingindo um terço dos Estados Unidos. As prateleiras de comida e produtos de primeira necessidade de muitas lojas já estão quase vazias. Por conta disso, os vendedores já estão avisados do aumento de preço de geradores, baterias, lanternas, assim como o aluguel de quartos de hotéis.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, pediu para que os motoristas fiquem fora das estradas. “Qualquer um que tenha em mente a possibilidade de pegar a estrada no final de semana, deve tirar essa ideia da cabeça”. “Há um medo genuíno e as autoridades tem dito que as pessoas correm risco de vida se não tomarem precauções”, disse o morador de Nova York Scot Jon Milne ao Mirror, que garante já ter feito um estoque de pães, sopas e chocolates para não precisar sair de casa.