Encontradas moléculas similares às da Terra em Saturno

Nasa/Divulgação

Uma molécula importante que consegue produzir vida e material orgânico foi encontrada em outro lugar do sistema solar. Cientistas ficaram surpresos quando a nave Cassini encontrou os químicos na lua Titã de Saturno. Isso pode representar um passo à frente na localização de vida fora da Terra. Cassini está concluindo o trajeto planejado e, em seguida, irá se jogar contra a superfície de Saturno para se destruir, se certificando de que não irá espalhar vida no sistema solar. A missão de Cassini é circular Saturno e suas luas para estudá-las.

Titã parece ser o hospedeiro de uma cadeia de carbono, os “construtores” de moléculas mais complexas que podem ter servido para o início da vida na Terra. Além de trazer esperanças a respeito de vida no sistema solar, a descoberta está mudando o entendimento dos cientistas a respeito da Lua. Eles não esperavam encontrar moléculas no local por causa das cadeias de carbono negativas que reagem muito e não duram na atmosfera.

A química da questão é básica e sugere que Titã pode ser muito mais desenvolvida do que percebido anteriormente. Isso também significa que outras atmosferas como a de Titã poderiam ser capazes de hospedar vida própria. “Titã apresenta um exemplo local da química exótica e excitante da qual temos muito o que aprender”, disse o co-autor do estudo Andrew Coates, de acordo com o portal de notícias Independent.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: